Uma pesquisa realizada em Portugal revela que 30% dos professores sofrem com a Síndrome de Burnout
Você pode se perguntar “ O que é Sindrome de Burnout?” “ O que o Brasil tem a ver com os professores de Portugal?”
Burnout é sinônimo de estresse, mas não qualquer estresse, esse ao qual falamos atinge, especificamente, profissionais que lidam de forma direta com as pessoas. Exemplo: professores.
A pesquisa foi realizada em um período de 3 anos – 2010 a 2013 - pela equipe de investigadores do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), com cerca de 1000 docentes que ministravam aulas à alunos do 2º e 3º ciclos. Na pesquisa percebeu-se que 30% dos professores estavam com a Síndrome de Burnout.
Você, professor ou profissional que tem vínculo direto com o público, a essa altura já deve estar se perguntando se tem essa tal síndrome. Aqui seguem alguns sintomas físicos da doença: dores de cabeça constantes, tonturas, insônia, problemas digestivos, falta de ar e excesso de cansaço.
Mas, não são apenas os sintomas físicos que fazem parte da rotina de quem possui essa doença, há também os sintomas psíquicos: ansiedade, dificuldade de concentração, variações de humor e outras características depressivas.
O contexto brasileiro realmente é diferente do de Portugal, diria que as pressões e desafios dos profissionais de educação são maiores. No entanto, não nos atrevemos a pronunciar que temos respostas para tais problemas, assim como não nos atrevemos a dizer como essa síndrome tem se desenvolvido no país. Gostaríamos de ouvir o que você tem a falar sobre o assunto. Qual a sua opinião?
Acesse o link da Pesquisa http://goo.gl/pzyCW4
Texto produzido pela estagiária Raquel Siqueira