Portal MEC, 04/12/2015
O Ministério da Educação, em parceria com as secretarias estaduais e municipais, criou o Programa Nacional de Formação e Certificação de Diretores Escolares. O objetivo é promover cursos de formação continuada e extensão, para qualificar os profissionais na gestão das escolas. Além disso, o programa visa aprimorar o processo de escolha dos diretores das escolas públicas brasileiras e estimular, por meio dos cursos, o desenvolvimento de habilidades e competências que sejam fundamentais aos profissionais de gestão escolar, tanto para os que já atuam em instituições de ensino quanto para aqueles que pretendem se candidatar aos cargos de direção.
Segundo o site do MEC, os cursos apoiarão a construção de planos de gestão escolar. “A certificação inicial será feita por meio de avaliação, com questões de múltipla escolha e abertas, aplicada por instituição pública de educação superior credenciada pelo MEC. A certificação avançada será realizada a partir de análise de registro documental em portfólio.”
A Portaria do MEC nº 1.118/2015, que institui o Programa Nacional de Formação e Certificação de Diretores Escolares, foi publicada no Diário Oficial da União.
O candidato também poderá usar sua nota do Enem para disputar uma bolsa de estudo em uma instituição de ensino superior privada. O Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo de até 100% do valor das mensalidades em universidades privadas, terá as inscrições abertas de 19 a 22 de janeiro.
Para ler a notícia na íntegra, acesse http://goo.gl/2gBNez .
Para mais informações, acesse portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=32531.