07/02/2012
Apenas 14,7% das crianças matriculadas no último ano do ensino fundamental no Brasil, incluídas as de redes públicas e particulares, sabem o mínimo esperado em matemática para esta etapa. Em língua portuguesa, são 26,2%. Entre os mais novos, que estão no 5º ano, o dado melhora um pouco: 32,5% atingem o aprendizado para esta série em matemática e 34,2% em português. Os dados de 2009 apresentados pelo Movimento Todos Pela Educação são medidos pela Prova Brasil, aplicado a estudantes pelo INEP a cada dois anos (Fonte: iG). Pela Meta 3 do Movimento Todos Pela Educação “Até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é essencial para a sua série”. Para satisfazer este critério, ficou definido que alunos da 4ª e 8ª séries ou do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, no conjunto das redes pública e privada, deverão ter desempenhos superiores a respectivamente 200, 275 e 300 pontos na escala de Português do Saeb, e superiores a 225, 300 e 350 pontos na escala de matemática.
A Meta 3 talvez seja a mais desafiadora das 5 Metas estabelecidas pela Comissão Técnica do Todos Pela Educação. Hoje, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) indica que nenhuma das séries avaliadas (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) possui 35% dos alunos com aprendizado adequado, seja em língua portuguesa, seja em matemática.
O quadro mostra que o estado de Minas Gerais se situa acima da media do país mas, principalmente que no ano final do ensino fundamental e no 3º ano de ensino média, ainda está longe de satisfazer a meta de 70%.
Meta 3: Desempenho. Minas Gerais | ||||||
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4ª/5º EF Língua portuguesa | 4ª/5º EF Matemática | 8ª/9º EF Língua portuguesa | 8ª/9º EF Matemática | 3ª EM Língua portuguesa | 3ª EM Matemática | |
Minas Gerais (2009) | 49,6 % | 51,5 % | 35,2 % | 23,8 % | 32,0 % | 15,2 % |